Por Vanessa Fujihara
Em maio de 2013 tive a oportunidade de representar o SENAC do Campus Águas de São Pedro juntamente com minha colega de classe Maria Júlia Doriguello e com os docentes Fábio Stoco e Michele Novembre em um evento no colégio Anglo em Paulínia que consistia numa feira de profissões na qual haveria a divulgação do curso de gastronomia.
Neste dia, enquanto os docentes realizavam palestras e esclareciam dúvidas dos jovens, eu e a Maria Júlia finalizávamos e servíamos uma receita típica da Hungria, o Spätzle, que consiste em uma massa mole feita com ovos, farinha, sal e água. É cozida em água fervente e seu formato final fica bem heterogêneo, podendo ser visto na imagem a seguir:
Spätzle. Fonte: My kitchen in the rockies.
Diponível em: <http://www.mykitchenintherockies.com/2012/03/05/spatzle-german-noodle-dish/>
É uma preparação nutritiva que apresenta muitas variações por conta da sua versatilidade, sendo comum encontra-lo também na Alemanha, Suíça e Áustria tendo como acompanhamento um delicioso goulash. Este prato foi escolhido para o evento por ser de simples preparo, diferente, baixo custo e por ser viável finalizá-lo em frente às pessoas que passavam pelo local. Esta receita foi adaptada, sendo acrescidas folhas de couve para dar coloração à massa e um toque brasileiro.
Além de chamar bastante a atenção das pessoas por sua estética que não segue os padrões a que estamos acostumados, o seu sabor surpreendeu a todos, que disseram que tal prato lembra o gnocchi.
O professor Fábio nos passou sua receita e aqui estamos para disponibilizá-la a vocês:
Spätzle
1 maço de salsinha
5 ovos
1 kg farinha de trigo
800 mL de leite
½ colher de chá de sal
1 pitada de noz moscada
0,3 quilo de manteiga
0,6 quilo de parmesão
Modo de Preparo
Bater no liquidificador a salsinha os ovos e o leite. Coloque em um bowl e misture a farinha , sal e noz moscada. Coloque em um recipiente especifico (pode ser uma assadeira com furos, utilizada para cozimento a vapor). Coloque em cima de uma panela com água quente, sem estar fervendo, e vá passando um pão duro na massa, deve formar pequenos cordões, que vão cair na água e cozinhar. Dar um choque térmico e reservar. Saltear na manteiga e finalizar com o queijo.
Referências
História Spatzle. Disponível em:< http://www.eu-gourmet.com/2013/08/o-spatzle_22.html> Acesso em Dez./2014.
Spatzle.Diponível em:<http://www.mykitchenintherockies.com/2012/03/05/spatzle-german-noodle-dish/> Acesso em Dez./2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário