Por Vanessa Fujihara
É clara a influência europeia no território brasileiro. Os destinos foram diversos, principalmente no sul do país, que apresenta um clima próximo ao europeu. Entretanto, vamos destacar em especial a imigração germânica que optou pela Serra da Mantiqueira em Campos do Jordão, contribuindo consideravelmente nas construções e identidade da cidade.
Figura 1: Campos do Jordão
Fonte: Arquitetura de Campos do Jordão. Disponível em: <http://boulevardgeneve.com.br>
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de tripulantes abastados alemães chegaram ao Brasil pelo navio cinco estrelas Windhuk e se dirigiram à estância climática, Campos do Jordão. A partir deste momento, alavancaram na cidade o ramo da hotelaria através de hotéis como Toriba e Grande Hotel, possibilitando um “boom” turístico.
Elevaram a gastronomia regional com suas receitas típicas como o joelho de porco, repolho, salsichões, doces e, é claro, muita cerveja. Atualmente, o Baden Baden, restaurante especializado na cozinha alemã, fabrica sua própria cerveja a partir da ótima qualidade das águas montanhosas que ali se encontram. Hoje é distribuída em nível nacional.
Figura 2: Gastronomia alemã
Fonte: TripAdvisor. Disponível em: <http://www.tripadvisor.com.br/>
Além disso, mais um diferencial que trouxeram à cidade é representado pela arquitetura Enxaimel, que chama atenção pela sua estética, charme, beleza e aconchego. Esse exuberante estilo é muito presente no sul da Alemanha, norte da França e Inglaterra.
Sua técnica de construção consiste em levantar primeiro o esqueleto das casas, usando grossas toras de madeira. Assim são montadas vigas verticais, horizontais e inclinadas, para manter a sustentação. Depois de pronta a armação, os espaços são preenchidos com materiais típicos de cada região. No Brasil usou-se principalmente taipa, tijolos maciços, pedra e barro. O primeiro espaço a adotar esta arquitetura em Campos do Jordão foi o Boulevard Geneve. (TOMAZ, 2014)
O Boulevard Geneve é considerado a vila europeia na região, impulsionando as visitas de turistas e tornando-se referência na cidade.
Figura 3: Enxaimel
Fonte: Boulevard Geneve. Diponível em: <boulevardgeneve.com.br>
Referências Bibliográficas:
TOMAZ, C. Boulevard Geneve. Disponível em :<http://boulevardgeneve.com.br/blog/arquitetura-de-campos-jordao/> Acesso em Dez./2014
VALLIM, E. Campos de Concentração e a Gastronomia de Campos do Jordão. Disponível em: < http://chameochef.blogspot.com.br/2011/05/campos-de-concentracao-e-gastronomia-de.html> Acesso em Dez./2014
TripAdvisor. Harry Pisek. Disponível em: <http://www.tripadvisor.com.br/> Acesso em Dez./2014
NetCampos. Campos do Jordão. Disponível em: <http://www.netcampos.com/sobre-campos-do-jordao/economia.html> Acesso em Dez./2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário