quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

As tradicionais refeições inglesas

Por Joaquim Carlos

Famosa pela excelência dos seus chás, a vida dos ingleses segue o ritual do teatime. Ao acordarem o dia começa com o early morning tea no seu breakfast (café da manhã), uma refeição saborosa e farta onde são imprescindíveis ovos fritos com bacon, cereais, porridge (espécie de mingau) ou então rins grelhados, salsichas fritas, kippers (arenques defumados) cozidos, filé de hadoque na manteiga, por exemplo; outros produtos presentes nesta refeição são as famosas toasts com geleia de laranja ou limão, ou mesmo cobertas com ovos mexidos, não podendo faltar obviamente o chá com um pingo de leite.


 Figuras 01 e 02 - Early morning tea. Fonte: acervo próprio

Após esta farta refeição, tem-se a pausa das 11 horas com a eleventh, o afternoon tea, por volta das 16 horas acompanhado com uma variedade de docinhos, por conseguinte, o hight tea, por volta das 18 ou 19 horas com o último momento de chá do dia, podendo até mesmo substituir o jantar.

O almoço geralmente costuma ser leve devido ao substancioso café da manhã, assim, os ingleses tem o hábito de comer no trabalho alguns sanduiches ou porções de fish and chips (peixe e batatas frita) ou beans on toats (feijões brancos com tomate sobre torradas). Ao jantar por volta das 19 horas um lanche informal ou supper às 21 horas com entrada, prato principal e sobremesa e/ou queijos a comporem o cardápio juntamente com um vinho Bordeaux a acompanhar os pratos e um Porto junto ao queijo.
Figura 3 - Afternoon tea. Fonte: Google imagens

Neste período natalino não podemos deixar de falar sobre as tradições de natal britânicas. Neste dia as famílias se reúnem para assistir a Missa do Galo depois se juntam em torno de uma mesa decorada com guirlandas de visco, azevinho, hera e ramos de pinheiro entrelaçados. O menu é composto a partir de uma ave principal (peru, ganso, pato, perdizes, etc.) acompanhada de castanhas, geleia de groselha e sobretudo pelo famoso Christmas Pudding com Brandy Butter (ver receita abaixo). A decoração do ambiente é complementada com um pinheiro de natal repleto de deliciosos biscoitos preparados pela família: amanteigados, de amêndoas, aromatizados com canela e outras especiarias, rosquinhas, entre outros.

Se ficou com vontade de provar ou de preparar este prato para a sua família na noite de natal apresentamos a receita abaixo, façam-na e depois compartilhe com a gente essa experiência deixando abaixo o seu comentário.

 Figura 04 - Christmas pudding. Fonte: Google imagens

Christmas Pudding (para 12 pessoas)
Misture: 150g Farinha de Trigo, 150g Farinha de Rosca, 150g Açúcar mascavo, 200g Manteiga em pedaços, 12g Fermento Químico
Acrescente: 04 ovos batidos, 150ml de leite, ½ noz moscada ralada, 500g de uvas-passa (hidratadas em água ou suco), 300g frutas cristalizadas, 12 ameixas pretas picadas e raspas de 02 limões.
Trabalhe a massa e deixe descansar por 12 horas. Regue com conhaque e despeje a massa em uma forma alta e asse em banho-maria em fogo brando por aproximadamente 06 horas. Na noite de natal aqueça novamente em banho-maria por 01 hora, desenforme e flambe com conhaque. Sirva junto com o brandy butter.

Brandy Butter
Amoleça 230g de manteiga com o auxilio de uma colher de pau, acrescente 115g de açúcar confeiteiro, 03 colheres de sopa de conhaque e suco de 01 limão, misture rale uma pitada de noz-moscada por cima e sirva.

Referência Bibliográfica
TROISGOS, Claude. Sabores da Grã-Bretanha e Irlanda. In: larousse da cozinha do mundo: Europa e Escandinávia. Traduzido por Marcos Maffei; Giliane Ingratta. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005, p.44-67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário